Seu Celular Virou um Inimigo das Notícias?

Como a fadiga de notificações está matando o jornalismo digital

Sabe aquela sensação de estar sendo bombardeado por notificações o tempo todo? Pois é, você não está sozinho nessa. A chamada "notification fatigue" virou praticamente uma epidemia digital. E os veículos de comunicação estão pagando o pato.

Imagina só: 79% das pessoas simplesmente não recebem mais alertas de notícias durante a semana. E olha que interessante – quase metade dessas pessoas (43%) desativou as notificações de propósito. Tipo assim: "chega, não aguento mais!"

O problema é que alguns veículos perderam totalmente a noção. Cinquenta notificações por dia? Sério?

Até a Apple e o Google tiveram que dar uma de pais bravos. Eles colocaram limites nos editores. O The Times, por exemplo, só pode mandar quatro alertas diários. Quatro!

Aqui vem o interessante: todo mundo consome notícias pelo celular mesmo assim. Uma pesquisa do Pew Research mostra que 86% dos americanos estão grudados nas telas, sendo que 57% fazem isso religiosamente.

O smartphone virou o novo jornal da manhã. Desbancou até a TV tradicional.

A questão é que o negócio mudou completamente. Hoje temos seis redes sociais brigando pela nossa atenção. O Digital News Report 2023 revelou que vídeos curtos dominam – 66% das pessoas assistem toda semana. E todo mundo meio que "picota" o consumo de informação.

Os editores mais espertos descobriram a receita certa: entre 8 e 10 notificações por dia. Nos horários certos (manhã e noite), com conteúdo personalizado.

É como aquele amigo que sabe exatamente quando te mandar mensagem. Nem de menos, nem demais.

O mesmo relatório do Reuters Institute confirma: a personalização virou peça-chave. Quem consegue entregar a notícia certa, na hora certa, para a pessoa certa, ganha o jogo.

Insight: Se você é criador de conteúdo ou trabalha com comunicação, pare de tratar seu público como saco de pancada de notificações.

Micha Torres

Um eterno aprendiz, formado em Gestão de Pessoas, com especialização em Gestão Corporativa, Inovação e Projetos, e MBA em Projetos e Ágeis. Tem sugestão de pauta? Envie para: estalolab@gmail.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem