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Como a fadiga de notificações está matando o jornalismo digital |
Imagina só: 79% das pessoas simplesmente não recebem mais alertas de notícias durante a semana. E olha que interessante – quase metade dessas pessoas (43%) desativou as notificações de propósito. Tipo assim: "chega, não aguento mais!"
O problema é que alguns veículos perderam totalmente a noção. Cinquenta notificações por dia? Sério?
Até a Apple e o Google tiveram que dar uma de pais bravos. Eles colocaram limites nos editores. O The Times, por exemplo, só pode mandar quatro alertas diários. Quatro!
Aqui vem o interessante: todo mundo consome notícias pelo celular mesmo assim. Uma pesquisa do Pew Research mostra que 86% dos americanos estão grudados nas telas, sendo que 57% fazem isso religiosamente.
O smartphone virou o novo jornal da manhã. Desbancou até a TV tradicional.
A questão é que o negócio mudou completamente. Hoje temos seis redes sociais brigando pela nossa atenção. O Digital News Report 2023 revelou que vídeos curtos dominam – 66% das pessoas assistem toda semana. E todo mundo meio que "picota" o consumo de informação.
Os editores mais espertos descobriram a receita certa: entre 8 e 10 notificações por dia. Nos horários certos (manhã e noite), com conteúdo personalizado.
É como aquele amigo que sabe exatamente quando te mandar mensagem. Nem de menos, nem demais.
O mesmo relatório do Reuters Institute confirma: a personalização virou peça-chave. Quem consegue entregar a notícia certa, na hora certa, para a pessoa certa, ganha o jogo.
Insight: Se você é criador de conteúdo ou trabalha com comunicação, pare de tratar seu público como saco de pancada de notificações.